Olá!

Você já ouviu falar da Aliança Empreendedora?

Bem, acreditamos que todos podem empreender, que o empreendedorismo é o motor da economia e que somente a atuação conjunta de pessoas, empresas, empreendedores, governos e organizações impulsionará o desenvolvimento que queremos ver no Brasil.
A Aliança Empreendedora foi fundada em Curitiba (PR) em 2005 com o objetivo de oferecer a microempreendedores de baixa renda e grupos produtivos comunitários de todos os setores e idades o apoio de que eles necessitavam para desenvolver os seus negócios.  Atuamos em três linha de frente: inclusão empreendedora, negócios inclusivo e disseminação da causa. De lá para cá foram 64.496 microempreendedores apoiados, 107 organizações treinadas, 127 projetos realizados com atuação em todos os estados brasileiros.
E para continuarmos dando vida a esse sonho em que acreditamos precisamos de você! Venha sonhar junto conosco! Torne-se um Líder!

O que é o Programa de Líderes Aliança?

O Programa de Líderes é um movimento que possibilita acesso a educação empreendedora independente do gênero, raça, grau de instrução ou localização geográfica. Onde existir microempreendedores nesse Brasil é lá que queremos chegar. Acreditamos que não podem existir barreiras para o conhecimento e o fortalecimento do microempreendedorismo. Todos podem empreender e para continuarmos vivendo esse sonho precisamos de pessoas que topem o desafio!

Programa de Líderes e o desenvolvimento local

O foco do Programa é apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo na população da base da pirâmide, ou seja, classes E, D e C. Buscamos voluntários que possam dar voz às nossas metodologias que já transformaram várias histórias empreendedoras (como por exemplo da Elma, assista ao vídeo ), que sejam apaixonadas por microempreendedorismo, desenvolvimento local de suas regiões, educação empreendedora e tenham o forte desejo de tornarem-se um replicador da nossa metodologia. O desafio de um Líder é prospectar microempreendedores, principalmentes das classes C, D e E, ou seja, possibilitar acesso para todos os microempreendedores.

O que um Líder Aliança faz na prática?

O líder aliança é responsável por prospectar, engajar e mobilizar redes de microempreendedores ou pessoas interessadas no tema para participar de capacitações presenciais. Essas capacitações consistem na aplicação de duas metodologias: Cineclube e Mentoria Coletiva que serão facilitadas pelo próprio Aliancer. Isso significa que o Aliancer será um mobilizador de redes e também um facilitador.

Como funcionam as metodologias que vamos utilizar?

No programa Líderes, utilizamos a metodologia do Cineclube e Mentoria Coletiva que são metodologias abertas e simples para coordenar uma reunião de empreendedores.

  • Na metodologia Mentoria Coletiva, um mentor é convidado a compartilhar sua história empreendedora e/ou experiência sobre determinado tema durante um encontro para um grupo de empreendedores.
  • O programa “Cineclube” tem o objetivo de viabilizar de forma digital o acesso às videoaulas e cursos disponibilizados no site www.tamojunto.org.br. São mais de 30 vídeo aulas e depoimentos inspiradores de empreendedores reais. O programa possibilita que o facilitador escolha qualquer vídeo de interesse para o empreendedor e possa fazer uma discussão guiada para que os participantes possam absorver o melhor do conteúdo digital que está sendo repassado.

O que é necessário para ser um Líder?

  • Ter um espaço para organizar as reuniões
  • Algum recurso, muito pouco, para imprimir materiais
  • Tempo para conseguir fazer pelo menos 1 reunião com os empreendedores por mês

Quanto tempo preciso ter disponível para ser um Líder?

A dedicação de tempo depende muito da disponibilidade de cada um, porém sugerimos no mínimo 10 horas/mensais.

Mobilização de rede, como fazer?

Para que o Programa Líderes realmente saia do papel é fundamental mapear, ativar e mobilizar a rede, ou seja, sistematizar as suas ações e comunicar. Todos precisam saber que você é um Líder e o que isso significa na prática. Por isso é necessário que você separe um tempo para cuidar dessa mobilização. Segue abaixo as nossas sugestões:

👉Mapeie quais são as regiões próximas a você e decida em qual focar de acordo com a sua possibilidade.
👉Mapeie quais são os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atuam na sua região e pense nas possibilidades de parcerias. Verifique se eles podem ceder espaço, ajudar na divulgação, ou seja, explore as oportunidades.
👉Mapeie quais são as escolas, coworkings, associação de moradores, igrejas e outros grupos que atuam e mobilizam redes na região em que foi escolhida para aplicar o Programa Aliancers.

Após mapear e mobilizar a sua rede é o momento de escolher o local, data, horário e tema para realizar o primeiro encontro. Lembre-se de baixar o material antes, levar a lista de presença impressa e tirar um foto com todos os participantes!

Onde baixar os materiais?

Além do catálogo de conteúdos que você encontra AQUI! Logo abaixo nesse mesmo post você pode baixar todos os materiais necessários para você utilizar nessa jornada.

Fiz a formação e quero começar o que eu faço?

  1. Escolha um tema no catálogo de excel: https://bit.ly/catalogotj  ou no catálogo de cursos no powerpoint: https://bit.ly/catalogocursostj
  2. Informe sua turma pelo formulário de pedido de turma: https://tinyurl.com/pedido-de-turma-cineclube
  3. Divulgue o link de inscrição da sua turma para empreendedores (se fizer por conta própria não esqueça das informações padrão que você precisa reportar) – olhe aqui o formulário padrão
  4. Acompanhe as inscrições
  5. Reporte ao fim de cada turma com o cuidado de subir a lista dos beneficiados e fotos

Como é o acompanhamento?

  1. Temos reuniões mensais de acompanhamento. Fique atento ao grupo de whatsapp e e-mail para saber sobre as datas. É sempre a última sexta-feira no mês das 9:30 às 11:30
  2. Reporte mensalmente suas ações. Esse reporte é mais simples e descritivo somente para sabermos qual o status da sua atuação e próximos passos.
  3. Peça ajuda e pergunte pelo grupo de troca no whatsapp, estamos lá para te auxiliar!

Ainda tenho dúvidas, com quem devo falar?

Se sua dúvida não está contemplada nas perguntas acima, você pode escrever um e-mail pra gente 🙂 contato@aliancaempreendedora.org.br ou thais@aliancaempreendedora.org.br

Lembre-se de se identificar como um Líder para que possamos resolver sua questão de maneira rápida!

Preparamos alguns materiais para apoiar você nessa jornada, não vai perder, né? 😉

Também temos um vídeo explicativo do Programa Líderes – Aliança Empreendedora para você saber se está no local certo: