Os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) são parcerias firmadas entre entidades e organizações, como nós da Aliança Empreendedora, e o poder público, como prefeituras, governos estaduais e assembleias legislativas.

Os ACTs não são como os convênios, por exemplo, porque neles não há fins lucrativos. Não há repasse de verbas, e as organizações não ganham financeiramente com a parceria. Mas não é por isso que não há ganho. Ao contrário. 

Com os ACTs é possível trocar (como governo e organizações, organizações e comunidades, comunidades e universidades públicas, por exemplo), gerando conhecimento, experiências, e fortalecendo a sociedade para atender as necessidades mais importantes. 

Esse tipo de parceria estimula e proporciona às administrações públicas a melhorar sua atuação em áreas ainda pouco ou mal desenvolvidas. Dessa forma, o poder público fica mais qualificado para atuar e incidir em suas comunidades. 

Aliança Empreendedora em ação

 

Através do Programa Empreender 360 (E360) e da plataforma Tamo Junto, a Aliança Empreendedora possui acordos de cooperação com órgãos vinculados a governos estaduais e municipais, para ações de capacitação e fomento ao empreendedorismo. 

Nestas parcerias firmadas o foco é a capacitação e o fomento ao empreendedorismo, principalmente para pessoas que estão no Cadastro Único do governo federal e que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social. Nelas trocamos estudos, tecnologias, experiências, projetos, e solucionamos desafios concretos nos territórios. 

Isto porque, nem sempre, por exemplo, uma prefeitura tem alocada dentro de suas secretarias uma área capacitada para estimular o empreendedorismo, ou mesmo recursos para criar condições que facilitem essa atividade econômica. 

Entre os exemplos está o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) do governo do estado de Pernambuco, através do programa “Bora Empreender”, um trabalho para oferecer capacitação gratuita à população pernambucana que está em busca de microcrédito. 

Tem também o ‘Programa Empreenda Social’, realizado junto ao governo do estado do Rio Grande do Sul, que prepara assistentes sociais que trabalham em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de municípios gaúchos, preparando-os para atuar em ações de inclusão produtiva. (saiba mais aqui).