Por meio do seu Programa Empreender 360 (E360), a Aliança Empreendedora deu início a um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) estabelecido com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esse marco inaugura uma parceria que deve apoiar aproximadamente 15.000 pessoas em busca da realização de seus sonhos através do empreendedorismo. Para isso, a Aliança Empreendedora irá fornecer capacitações para beneficiar profissionais da assistência social que atuem em ações de inclusão produtiva em municípios gaúchos. Estes profissionais, por sua vez, poderão levar os conhecimentos adquiridos para seus territórios de forma gratuita.

O programa Empreenda Social tem como objetivo a geração de renda e autonomia para todos que aspiram empreender, mas enfrentam desafios relacionados à baixa renda. O programa concentra seus esforços especialmente em pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico), visando fornecer soluções inovadoras que promovam educação e assistência de maneira abrangente.

Hoje, em todo o Brasil, estima-se que haja aproximadamente 10 milhões de microempreendedores no CadÚnico. “Se a assistência social se concentrar nesse grupo, oferecendo suporte, orientação e acesso à educação empreendedora, a probabilidade de que essas pessoas consigam aumentar sua renda e melhorar sua qualidade de vida é significativamente alta”, comenta Helena Casanovas Vieira, co-fundadora da Aliança Empreendedora.

Helena explica que isso se baseia em evidências de iniciativas já realizadas pela Aliança Empreendedora nessa área. “Os programas já executados por nós demonstraram que empreendedores que participam de capacitações aumentam seu faturamento em cerca de 30% em comparação com aqueles que não se capacitam. Portanto, ações como este acordo de cooperação resultam em um programa com baixo investimento e impacto a curto prazo notável”, complementa.

O ACT não contempla repasse de recursos financeiros, ou seja, cada uma das partes irá realizar seu trabalho com recursos próprios. A parceria entre a Aliança Empreendedora e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul promete ser um passo significativo no apoio a empreendedores de baixa renda, contribuindo para a geração de renda e autonomia de milhares de pessoas que buscam realizar seus sonhos através do empreendedorismo.

 

Assinatura do ACT em agosto, início em setembro 

Momento da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, em agosto

Ao lado de Helena Casanovas Vieira, o ACT foi assinado  em 16 de agosto pelo vice-governador do estado, Gabriel Souza, durante o South Summit Brazil, um evento de destaque que reuniu líderes e inovadores sociais. “Acreditamos que, por meio da inovação, podemos promover medidas pela educação e pela assistência de forma integral. E esta parceria com certeza ajudará a consolidar ações e projetos nesse sentido”, ressaltou o vice-governador. 

O momento contou com a participação do governador Eduardo Leite, Beto Fantinel, Secretário da Assistência Social, e Secretário Gustavo. “Com a parceria, poderemos oferecer condições de planejamento para a comunidade que mais precisa. Trata-se de uma instituição com capacidade de captação e de oferecer qualificação”, afirmou Fantinel.

A primeira turma do Empreenda Social aconteceu no dia 15 de setembro, com a participação de seis municípios gaúchos. Através deste ACT, a administração pública do Rio Grande do Sul se compromete a elaborar um plano de trabalho em conjunto com a Aliança Empreendedora e formalizar as adesões de municípios e associações que possam participar do programa. A Associação Aliança Empreendedora irá executar o programa ao longo de dois anos, designando equipes responsáveis para capacitar as turmas.