Ao todo, o Empreender 360 beneficiou 7.450 pessoas impactadas por ações realizadas em diferentes programas, como o Líderes Aliança, Embaixadores Aliança, entre outros

 

O ano de 2023 marcou uma série de grandes transformações no cenário do empreendedorismo brasileiro. E o Programa Empreender 360 (E360), da Aliança Empreendedora, fez parte desta jornada ao lado de importantes atores, promovendo avanços significativos no desenvolvimento do microempreendedor de base. 

O E360 é um programa que busca influenciar e atuar junto a organizações, empresas, institutos de pesquisa e gestores públicos interessados em tornar o ato de empreender mais fácil, justo e inclusivo. A iniciativa é realizada em parceria com o Bank of America, Fundação Arymax, Assaí Atacadista e Meta. 

O programa existe desde 2016 e possui uma visão estratégica focada no fortalecimento do ecossistema em torno dos pequenos negócios, a fim de conectar e apoiar empreendedores e atender melhor o pequeno negócio em todas as fases de sua jornada. Confira a seguir alguns destaques do E360 neste ano:

Políticas para empreendedorismo

Uma das bases do E360 é o fortalecimento do ecossistema ao redor do microempreendedor. Em 2023, o E360 esteve mais de 90 reuniões estratégicas, envolvendo organizações sociais, prefeituras, secretarias nacionais, instituições de ensino, empreendedores e gestores públicos. 

Além disso, o programa participou ativamente em cerca de 20 eventos, entre workshops, fóruns e debates focados em debater estratégias de combate às desigualdades socioeconômicas por meio do empreendedorismo. O programa também realizou o 5o Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, um evento promovido pela Aliança Empreendedora em maio deste ano em Brasília e que reuniu cerca de 300 participantes. O  Fórum contou com 14 autoridades, 12 gestores públicos e 21 painelistas que se debruçaram sobre formas de integrar ações de empreendedorismo e políticas públicas de orientação, apoio, e acesso ao microcrédito produtivo e orientado.

No segundo semestre houve, ainda, o início da parceria entre a Aliança Empreendedora, a Meta e a Procuradoria da Mulher, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados do Governo Federal. A convite da Procuradoria da Mulher, o Programa E360 tem participado de encontros itinerantes que reúnem deputadas, vereadoras, representantes civis e outras organizações para discutir medidas eficazes no combate à violência contra a mulher e no fomento à autonomia financeira feminina A primeira edição ocorreu em Goiânia (Goiás); a segunda foi em Salvador (Bahia). Também já houve uma edição em Juiz de Fora (Minas Gerais) e a próxima, e última cidade do cronograma do ano, será em Fortaleza (Ceará). Para 2024, estão planejados encontros em todas as unidades da Federação até o mês de maio.

 

Líderes Aliança

O Programa Líderes é um formato de capacitação online oferecido pela Aliança Empreendedora de forma gratuita, com a missão formar facilitadores capazes de conduzir turmas em cursos sobre empreendedorismo. Ele é dedicado a quem quer levar aprendizados e transformações para pessoas de outros negócios e cidades.

A iniciativa existe desde 2019. Através dela, o Programa E360 capacita facilitadores aptos a realizar encontros presenciais para empreendedores baseados na metodologia da Aliança Empreendedora, chamada Cineclube. Os participantes são preparados para aplicar a metodologia de Mentoria Coletiva e Bússola do Empreendedor. Entre os avanços de 2023, quase 80 novos Líderes foram capacitados, de 5 regiões brasileiras, em 11 formações, que aconteceram de março até dezembro.  

 

Acordos e parcerias governamentais

Mas não só isso: através do Programa Empreender 360 (E360) e da plataforma Tamo Junto, a Aliança Empreendedora deu início a uma série de parcerias e com órgãos vinculados a governos estaduais e municipais para ações de capacitação e fomento ao empreendedorismo. 

Entre eles, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) do Governo do Estado de Pernambuco, através do programa “Bora Empreender”, um trabalho para oferecer capacitação gratuita à população pernambucana entre os anos de 2023/ 24. Também já foram iniciados o ‘Programa Empreenda Social’, em colaboração com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (saiba mais aqui), e um projeto de capacitação desenvolvido junto à Adesampa SP (Agência São Paulo de Desenvolvimento), além de uma parceria com a Secretaria da Mulher do Município do Rio de Janeiro, para a realização de ações de capacitação e fomento ao empreendedorismo.

Outras duas parcerias estão em andamento e devem começar em breve, como é o caso do Banco do Povo Paulista, que é um Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O engajamento em parcerias resultou em reconhecimentos: além de receber o reconhecimento como uma das 100 Melhores ONGS do Brasil e o Prêmio de Melhor ONG do Brasil na categoria Geração de Renda, a Aliança Empreendedora também recebeu da Prefeitura do Rio de Janeiro o Selo da Diversidade Abdias do Nascimento.

 

Embaixadoras e Embaixadores Aliança

As Embaixadoras e os Embaixadores formam uma rede de empreendedores apaixonados pela missão da Aliança Empreendedora de promover o crescimento e o aprendizado contínuo. 

Nesta rede, empreendedores voluntários apaixonados pela metodologia da Aliança Empreendedora compartilham pautas, desafios e conquistas de suas atuações no mundo do empreendedorismo ao mesmo tempo em que crescem seu networking, ganhando exposição e aprendendo mais sobre o tema. 

Em 2023, tivemos 10 novos Embaixadores, totalizando 20 pessoas articuladas em uma série de eventos presenciais e online. Durante o ano todo, os embaixadores participam de 11 encontros, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social e econômico, como modelo para os empreendedores locais. Destaque para as oficinas online “Workshop Potência Feminina – driblando os desafios de ser mulher empreendedora”, o lançamento do curso “Superpoderes da tecnologia”, além da presença no III Fórum Brasileiro de Empreendedorismo, realizado em maio, em Brasília, e no Encontro Nacional de Voluntários da Aliança Empreendedora, realizado em agosto, em São Paulo.