A visão estratégica do Empreender 360 tem como uma de suas bases o olhar para o fortalecimento do ecossistema ao redor do microempreendedor, acreditando na ideia de que este entorno é rico e precisa se conectar mais para atender melhor o pequeno negócio em todas as fases de sua jornada. 2022 foi um ano de buscar esses atores, testar produtos que ajudem nessa conexão e pensar juntos soluções para o microempreendedor brasileiro. Isso foi possível fazer por meio de um forte movimento de aproximação com o poder público, com a reformulação de treinamentos que são importantes para organizações sociais e estruturação de programas de voluntariado que fazem a diferença no dia a dia.

Nesse sentido, conseguimos promover 18 eventos para a rede composta por organizações sociais, prefeituras e secretarias nacionais, estaduais e federais em diferentes estados, instituições de ensino, empreendedores interessados em disseminar o tema e outros. Foram workshops, treinamentos de metodologias específicas, encontros mensais temáticos e de trabalho. São 34 apoiadores ativos que promoveram mudanças em suas regiões junto com a Aliança Empreendedora e com outros parceiros que iam chegando para aumentar essa potência.

Entre os avanços do ano damos destaque aos workshops feitos em parceria com poder público, sempre com apoio de algum projeto forte como Ela Faz História com a Meta e Parceiros em Ação do Santander e Accenture. Conseguimos chegar em mais de 15 mil empreendedores com esse tipo de parceria promovendo workshops temáticos para os microempreendedores online e presencial e por meio de cursos no Tamo Junto. Junto com essas ações pontuais passamos a entender que a continuidade desses esforços poderiam estar em treinamentos de repasse metodológico, para que o conhecimento continuasse sendo trocado nos lugares em que a rede atuou.

Assim, em 2022, um novo passo foi dado com a reformulação do Cineclube Líderes Aliança Empreendedora, dedicado a quem quer levar essa transformação para pessoas de outros negócios e cidades. Essa foi a principal estratégia para a frente de Redes, que cuida das parcerias feitas com organizações sociais, institutos de ensino,  prefeituras e secretarias (Relações Governamentais).O Cineclube Líderes foi elaborado para formar facilitadores capazes de conduzir turmas em cursos sobre empreendedorismo.

O treinamento acontece em duas etapas: a primeira com três horas de vídeo aulas gravadas. E depois com um encontro online ao vivo, com a equipe da Aliança Empreendedora, para tirar dúvidas e planejar as turmas. Durante a formação, são compartilhadas algumas das técnicas de como facilitar grupos e levar adiante os conhecimentos sobre empreendedorismo. Para participar, é preciso já ter realizado outras atividades com a Aliança Empreendedora, como as formações realizadas pela plataforma Tamo Junto ou estar em contato por meio de parcerias específicas para cidades e regiões.

Voluntariado: Programa Líderes / Cineclube

Em 2022, foram 18 novos parceiros que participaram do Cineclube Líderes, que ocorreu em quatro turmas, somando 82 microempreendedores certificados localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Uma das turmas teve participantes de Calçoene, cidade que fica no estado do Amapá, e outras três envolveram participantes de assentamentos rurais de Maceió, no estado de Alagoas. 

O Programa Líder Aliança possibilita acesso a educação empreendedora independente do gênero, raça, grau de instrução ou localização geográfica. Neste contexto, o líder se torna apto a prospectar, engajar e mobilizar redes de microempreendedores ou pessoas interessadas no tema para participar de capacitações que consistem na aplicação de duas metodologias: Cineclube e Mentoria Coletiva. O Cineclube busca viabilizar de forma digital o acesso às dezenas de videoaulas e cursos com conteúdos inspiradores e desafios de empreendedores reais. Já na Mentoria Coletiva, um mentor é convidado a compartilhar sua história empreendedora e/ou experiência sobre determinado tema durante um encontro para um grupo.

O que é necessário para ser um Líder Aliança?

  • Ter realizado alguma formação da Aliança Empreendedora
  • Ter um espaço para organizar as reuniões
  • Algum recurso, muito pouco, para imprimir materiais
  • Tempo para conseguir fazer pelo menos 1 reunião com os empreendedores por mês

Quando é o próximo Cineclube Líderes?

Anote aí: para a próxima turma, as aulas online ficarão disponíveis a partir de 23 de janeiro e o encontro ao vivo será no dia 10 de fevereiro. Mas quem quiser garantir sua inscrição já pode preencher aqui. E se você já participou, neste link é possível encontrar materiais necessários para colaborar com essa jornada, como links para cards para divulgar as oficinas locais, planilhas de acompanhamento, logomarcas e outras peças.

Voluntariado: Programa Embaixadores

Esse programa foi criado com o objetivo de fortalecer empreendedores que são apaixonados pela missão da Aliança Empreendedora e comprometidos com o crescimento e aprendizado contínuo. Como Embaixador, o parceiro da rede promove pautas sobre empreendedorismo enquanto cresce seu networking, ganhando exposição e aprendendo mais sobre o tema.  Esse compromisso tem tempo flexível baseado nas  agendas individuais e canaliza a paixão por servir aos outros promovendo inclusão e desenvolvimento social e econômico dentro da sua própria comunidade.

Neste programa são mais de 100 participantes, com 15 muito ativos que se encontram mês a mês para trocar e expandir ações.

Quer participar?

Inscrições contínuas clicando aqui.