Através do Programa Empreender 360 (E360) e da plataforma Tamo Junto, a Aliança Empreendedora deu início a um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) do Governo do Estado de Pernambuco. Durante o programa “Bora Empreender”, será desenvolvido um trabalho para promover o empreendedorismo e oferecer capacitação gratuita à população pernambucana, como parte de um esforço conjunto para fomentar o desenvolvimento econômico e a qualificação profissional.

O principal objetivo desta parceria é fornecer cursos de capacitação contínua direcionados ao empreendedorismo, com foco em criar oportunidades para a população. Um dos cursos que terá bastante destaque é o “Prepare-se para conseguir o crédito” e também o “Aprenda a fazer Plano de Negócios”, ambos com carga horária de cerca de três horas, uma linguagem simples, dinâmica e podem ser vistos pelo computador ou celular. O diferencial da proposta é que os certificados recebidos ao final dessa jornada terão peso importante para comprovação de maturidade na hora de conseguir microcréditos cedidos pelo estado e abrirão portas para outras oportunidades.

Durante um ano, a Aliança Empreendedora disponibilizará esses e outros cursos como de marketing digital, precificação, vendas estratégicas e outros, enquanto a SEDEPE irá divulgar a parceria entre os municípios, estimulando a participação da população nos cursos. A gestão da parceria será conduzida pela Gerência Geral de Micro e Pequena Empresa e de Fomento ao Empreendedorismo da SEDEPE. 

O acordo não envolve repasse de recursos financeiros, ou seja, cada parceiro realizará seu trabalho com recursos próprios. Este é um passo significativo no apoio a microempreendedores, contribuindo para a geração de renda e autonomia de milhares de pessoas que buscam realizar seus sonhos por meio do empreendedorismo.

 

Outras parcerias

Em 2023,  Aliança Empreendedora tem trilhado um forte caminho de celebração de acordos com órgãos vinculados a governos estaduais e municipais para ações de capacitação e fomento ao empreendedorismo. 

Assim como o acordo de cooperação técnica assinado com o Governo de Pernambuco, já foram iniciados também o ‘Programa Empreenda Social’, em colaboração com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (saiba mais aqui), e um projeto de capacitação desenvolvido junto à Adesampa SP (Agência São Paulo de Desenvolvimento), além de uma parceria com a Secretaria da Mulher do Município do Rio de Janeiro.

Outras duas parcerias estão em andamento e devem começar em breve, como caso do Banco do Povo Paulista, que é um Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.