O Programa Empreender 360, da Aliança Empreendedora, realizou junto ao Governo Federal o workshop “Estruturadores de Negócios” nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília. O encontro teve como objetivo discutir e aprimorar um programa nacional, o “Aprender e Empreender”, que está sendo elaborado pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com foco na inclusão produtiva de um público bem específico: os que estão sendo atendidos no Cadastro Único (CadÚnico). 

Com cerca de 30 participantes – entre eles especialistas, representantes de outros ministérios, organizações governamentais e da sociedade civil – o workshop buscou responder perguntas e superar desafios relacionados ao Programa Aprender e Empreender, que terá duas frentes de atuação, uma de qualificação profissional e outra de empreendedorismo. Adotando uma abordagem colaborativa, o encontro promoveu a troca de conhecimentos e a construção de soluções tangíveis. O programa federal pode vir a ser um grande apoio para a caminhada de trabalhadores formais e informais que se encontram no CadÚnico precisando de mais acesso à oportunidades e acolhimento adequado para se desenvolver.

Mariana Rodrigues, Coordenadora Empreender 360 – Relações Governamentais e Advocacy, enfatizou a importância da diversidade na participação para a construção de políticas voltadas para o empreendedorismo que acontece na base da pirâmide. Nesse sentido, ela destacou a contribuição de diversas organizações, tais como o Fundo Amazônia Sustentável, Reafro, Assistência Social do Rio de Janeiro, Polvo Lab, Observatório das Favelas, CredAmigo, Banco do Nordeste e outros.

“Este workshop mostrou o poder da colaboração e da inovação na construção de políticas públicas para que elas sejam cada vez mais eficazes e centradas nas reais necessidades de seu público alvo. É fantástico ver o empenho da gestão píublica em trazer para perto a ponta e ouvi-la para que, de fato, o que sai de Brasília seja usado por todo o país e traga resultados reais”, destaca Mariana.

Um compromisso com políticas públicas mais sólidas

No primeiro dia da oficina, as atividades começaram com uma breve introdução conduzida por Alison Ramon Santos e Silva, Diretor de Apoio ao Empreendedorismo e Secretário de Inclusão Socioeconômica Substituto, e Lina Useche, Co-fundadora e Head de Relações Institucionais da Aliança Empreendedora. Em seguida, foram apresentadas duas boas práticas para inspiração. A primeira delas abordou a integração dos beneficiários do Cadastro Único com o Programa Crediamigo no Nordeste, apresentada por Stelio Gama Lyra Junior, Presidente do Instituto Nordeste Cidadania. A segunda experiência, intitulada ‘Polvo Lab – Criando e acelerando ideias considerando a vocação do território e das pessoas’, foi compartilhada por Saulo Augusto, diretor de inovação do PolvoLab.

Em seguida, os participantes foram apresentados ao cenário atual da Assistência Social e como seu público se relaciona com o mundo do trabalho, focando no empreendedorismo como uma das ferramentas de ocupação. Quem trouxe essas reflexões foi a Paola Loureiro Carvalho que é Assistente Social, Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Diretora da Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB). Ela mostrou dados e apontou os cuidados que precisam existir ao tratar temáticas de pequenos negócios com o público do CadÚnico. 

Em dois dias foi possível trabalhar a construção de jornadas considerando as personas, premissas e principais atores envolvidos no antes, durante e após o trabalho dos “estruturadores de negócios” e de outros atores dessa política como prefeituras, organizações locais, instituições de microcrédito e outros. O grupo também se dedicou a abordar questões e dúvidas específicas que ainda precisavam de respostas. As soluções foram debatidas e apresentadas, permitindo que todos contribuíssem para o aprimoramento do programa.

O momento agora é de sistematização de tudo que veio neste encontro e apresentação nos próximos dias para e equipe do programa na Secretaria de Inclusão Socioeconômica. Este documento pode pautar e ajudar no decreto da política que pode ser assinado e anunciado em outubro deste ano. A expectativa é que os apontamentos possam guiar decisões e aprimorar pontos dessa importante inciativa do Governo Federal.