A igualdade de gênero e o protagonismo feminino têm sido prioridade em parcerias estratégicas entre organizações e o poder público. Nesse cenário, tem se destacado a colaboração entre a Aliança Empreendedora, a Meta e a Procuradoria da Mulher, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados do Governo Federal, a fim de construir caminhos para efetuar mudanças significativas no mundo do empreendedorismo e da empregabilidade feminina. 

A Procuradoria Geral da Mulher, presidida pela deputada Soraya Santos, desempenha papel fundamental na mobilização de estados para fortalecer suas próprias Procuradorias da Mulher. Seu objetivo tem sido estimular a atuação dessas instituições na discussão e implementação de políticas voltadas para a proteção das mulheres, abordando temas como violência, geração de renda e participação na política.

A partir disso, a Procuradoria da Mulher tem feito encontros itinerantes, reunindo deputadas, vereadoras, representantes civis e organizações parceiras para discutir medidas eficazes no combate à violência contra a mulher e no fomento à autonomia financeira feminina, entre outras pautas. Esses encontros visam estimular a troca de informações estratégicas entre os órgãos municipais, estaduais e federais, além de sensibilizar as mulheres sobre o conjunto de leis que as protegem e, ao mesmo tempo, incentivar que elas ocupem mais espaços de decisão. A Procuradoria Itinerante também conta com a participação de representantes do poder público, como Procuradoria Geral da República (PGR), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Aliança Empreendedora, por sua vez, reconhecida por seu comprometimento em promover o empreendedorismo como ferramenta de transformação social há 18 anos, tem se unido a essa missão nos encontros itinerantes. A primeira participação ocorreu na edição do encontro realizado em Goiânia (Goiás); a segunda foi em Salvador (Bahia). Já teve uma edição em Juiz de Fora (Minas Gerais) e a próxima, e última cidade do cronograma do ano, será em Fortaleza (Ceará). Para 2024, estão planejadas edições em todas as unidades da Federação até o mês de maio.

Nestes eventos, a Aliança Empreendedora, por meio de seu programa Empreender 360, e com apoio da Meta, aborda questões relacionadas ao empreendedorismo feminino, falando de desafios e oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade e levando ofertas para que cursos, workshops e treinamentos gratuitos cheguem até elas por meio da Procuradoria da Mulher local. A parceria se concretiza por meio do objetivo comum de enfrentar desafios específicos enfrentados pelas mulheres, como o empreendedorismo em situação de vulnerabilidade.

 

Ofertas para os municípios: Programa Líderes

Durante os encontros itinerantes, representantes de municípios têm acesso a iniciativas como o Programa Líderes, uma proposta da Aliança Empreendedora que busca treinar líderes comunitários, agentes de desenvolvimento local, organizações e interessados em serem replicadores de metodologias da Aliança que facilitem a formação de grupos e atendimento à mulheres com a temática empreendedorismo e geração de renda na região. A ideia é ter mais mulheres engajadas, levando conhecimento e inspiração para outras empreendedoras em suas comunidades. 

Além desse programa, as vereadoras e deputadas presentes também podem ter acesso à estudos recentes sobre empreendedorismo feminino que podem apoiar criação de leis, políticas públicas locais e dados atualizados que podem embasar notas técnicas e ofícios. Também nesse pacote são disponibilizados cursos voltados para mulheres que podem ser ofertados via Procuradoria da Mulher na região. O “Ela faz História” em parceria com a Meta, por exemplo, trabalha três temáticas importantes (educação financeira, marketing digital e formalização) está disponível no Tamo Junto, é gratuito, pode ser acompanhado pelo celular ou computador e entrega certificado no final.

A colaboração entre o Instituto Aliança Empreendedora, Meta e a Procuradoria da Mulher representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais igualitária e segura para as mulheres. Ao unirem forças, essas organizações não apenas ampliam seu alcance, mas também estabelecem um exemplo inspirador de como a colaboração entre setores pode ser um catalisador para mudanças positivas e duradouras.