As eleições municipais estão chegando!

Mais 50 milhões de brasileiros empreendem no Brasil. Para a grande maioria deles, é a única fonte de renda que encontraram para sustentar a sua família por falta de oportunidades no mercado de trabalho e, mais recentemente, pelo desemprego causado pela crise do coronavírus. Contudo, essas donas e donos de micro e pequenos negócios enfrentam diversas barreiras que os mantem ainda em uma situação de vulnerabilidade social e econômica.

Nos últimos anos, o governo decretou leis e políticas públicas de apoio aos empreendedores de baixa renda, trabalhadores autônomos e por conta própria como a política do MEI e o programa de microcrédito. Porém, a maior parte dessas soluções não chegam até as populações e os territórios vulneráveis e precisam de um olhar focado e local.

Com as eleições municipais chegando, queremos garantir que o seu município desenvolva políticas públicas e ações de apoio aos empreendedores de baixa renda, principalmente nas áreas geográficas de maior desigualdades. Por isso, desenvolvemos uma carta compromisso para candidatas e candidatos, estruturada em seis eixos:

  1. Inclusão financeira e financiamento,
  2. Educação empreendedora,
  3. Inovação, impacto social e tecnologia,
  4. Cultura empreendedora,
  5. Infraestrutura pública, e,
  6. Apoio a grupos prioritários.

Aqui, um kit de informações para se inspirar e compartilhar

Com o objetivo de empoderar candidatos às eleições municipais de 2020 e suas equipes, separamos diferentes documentos com nossas recomendações e dicas em inclusão empreendedora:

  • Carta compromisso pela inclusão empreendedora na cidade
  • Jornada do microempreendedor de comunidade (pesquisa Empreender 360)
  • Mapeamento de políticas públicas de apoio ao microempreendedor (pesquisa Empreender 360)
  • Sistema dinâmico de acesso a microcrédito (pesquisa Empreender 360)

A partir desses documentos, lhe será possível desenhar um plano de governo que permitirá reduzir as desigualdades sociais e econômicas do seu município.

Se você for um apoiador da causa e/ou um ator do ecossistema empreendedor, aproveite desse conteúdo para absorver novas informações e compartilhá-las com os candidatos e partidos da sua escolha.

Engaje-se

Estaremos facilitando online a 4ª edição do Fórum 360 no dia 17 de setembro a partir das 9h00. Durante o evento, traremos dados complementares para continuar nossa campanha de sensibilização e empoderamento. O encontro é gratuito, e pode inscrever-se desde já clicando aqui.

Também estamos coletando assinaturas das candidatas e candidatos que querem se comprometer, quando forem eleitos, com a inclusão empreendedora e também assinaturas de pessoas físicas ou jurídicas que querem dar força ao este movimento. Para enviar a sua assinatura, clique aqui.