A iniciativa da Aliança Empreendedora com a Abcred – Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças –  surgiu em meio a crise do COVID-19 para levar recursos financeiros à micro e pequenos empreendedores através do ecossistema das instituições de microfinanças (IMFs). A Aliança Empreendedora já atendeu mais de 100 mil microempreendedores e grupos produtivos em comunidades de baixa renda em todo o território nacional com suas metodologias desenvolvidas para estes e adaptada a partir de seus feedbacks. A Abcred é formada atualmente por 34 instituições de microfinanças, distribuídas em 4 regiões brasileiras (sem presença apenas no norte do país), que no ano de 2019 liberou mais de 780 milhões de reais em crédito para os mais de 136 mil clientes.

Mesmo antes da crise causada pela pandemia do Coronavírus, a economia brasileira já enfrentava desafios na recuperação econômica, com baixo crescimento e dificuldades de reaquecer o mercado de trabalho. No fim de 2019, a taxa de desemprego era de 11,9% e o trabalho informal representava 41% da ocupação dos brasileiros. Intuitivamente, os efeitos das medidas necessárias para conter o avanço exponencial do Coronavírus são perceptíveis: o isolamento social diminui a circulação de pessoas e assim também a circulação do dinheiro; a economia informal, que teve um crescimento significativo nos últimos anos, imediatamente sofrerá impactos negativos com sua desaceleração; os micro e pequenos empreendedores que não estão no online ou realizam delivery, perdem seus clientes e consequentemente sua renda e capacidade de manter seus colaboradores; entre outras percepções. Segundo o IBGE, o consumo das famílias responde por 65% do PIB, e com o isolamento social o consumo diminui, principalmente nas famílias de renda mais baixa. Segundo estudo de pesquisadores da UFMG, em um cenário projetado com 0,14% de queda do PIB e de -0,1% no nível de emprego, as famílias com renda entre 0 e 2 salários mínimos podem ter sua renda 20% mais impactada do que a média das famílias brasileiras. O FMI – Fundo Monetário Internacional – no relatório ‘Panorama Econômico Mundial’, publicado no dia 14/04/2020, prevê que a economia brasileira encolherá 5,3% em 2020. Sendo assim, os efeitos da crise serão ainda mais graves e iniciativas de transferência de renda direta, seja no formato de doação sem retorno ou no modelo de microcrédito com o pagamento de uma taxa mínima de juros, são necessários para assegurar a subsistência de micro e pequenos empreendedores formais e informais. Diversos fundos surgiram como resposta de organizações sociais e empresas para contribuir na manutenção de micro e pequenos negócios em todo o Brasil.

O fundo instituído entre Aliança Empreendedora e Abcred, é dividido em duas modalidades: fundo perdido para doação ou fundo de microcrédito com taxa de juros subsidiada. Ambas as modalidades são geridas na ponta por uma IMF que já está estabelecida em alguma comunidade, é reconhecida pela Abcred, tem um sistema/uma metodologia de avaliação e concessão de crédito estabelecido e funcional e possui capacidade de gerenciar e acompanhar o uso do recurso com seus agentes de crédito. As IMFs mensalmente reportarão a distribuição dos recursos e resultados na comunidade. Assim que o recurso é depositado na conta da Abcred, ele leva no máximo 10 dias para chegar ao empreendedor – esse período é menor quando a IMF já é associada da Abcred e/ou o empreendedor já é cliente daquela IMF. A Aliança Empreendedora é responsável por produzir conteúdo para o desenvolvimento dos empreendedores e seus negócios, durante e pós período de crise, contando com a curadoria de conteúdo dos agentes de crédito que acompanham o dia a dia dos empreendedores e trazem inputs em tempo real das necessidades destes.

Detalhando como funciona cada modalidade:

–  Fundo perdido: o recurso é doado para a IMF fazer a distribuição aos empreendedores de sua comunidade elegíveis a acessar o recurso após análise de acordo com critérios estabelecidos em conjunto para adequação ao modelo já utilizado pela IMF. É um recurso que é doado a IMF e ao empreendedor como subsídio durante período da crise.

– Fundo de microcrédito com taxa de juros subsidiada: a IMF recebe o repasse do recurso que será emprestado aos empreendedores de sua comunidade elegíveis a acessar o recurso com uma taxa de juros de 1,5% ao mês (a taxa mínima praticada pela IMFs associadas à Abcred é de 2,9%). O empreendedor é assessorado por seu agente de crédito na implementação do recurso e manutenção da adimplência.

Para contribuir com o este fundo, é possível aportar recursos financeiros através de cotas, que se iniciam em R$ 30 mil, em que o doador pode indicar sua localidade de interesse ou deixar a cargo das instituições executoras selecionar a localidade mais vulnerável. Todos os relatórios de acompanhamento e resultados são compartilhados apresentando tanto o impacto na comunidade como na própria instituição de microfinanças.

Para conferir a lista de todas as IMFs associadas, acesse o portal da Abcred.

 

Fonte de dados econômicos e efeitos do Covid-19: NEMEA-UFMG (Núcleo de Estudos em Modelagens Econômica e Ambiental Aplicada)