O Brasil tem 10 milhões de habitantes em comunidades (Data Popular) e boa parte deles sustentam suas casas com micro empreendimentos ou trabalhando de forma informal. O impacto causado pelo Covid-19 à esses trabalhadores é imenso, devido a diminuição brusca nas vendas, somada a fragilidade econômica desses empreendedores.

Pensando em auxiliar especificamente este público, um fundo emergencial de microcrédito foi criado. A Firgun, fintech social especializada em empréstimos para empreendedores periféricos, a Empreende Aí, escola de negócios especializada em formar e capacitar empreendedores de territórios populares, comunidades e favelas, e o Impact Hub São Paulo, coworking e membro de uma comunidade global de apoio a iniciativas com propósito, se uniram para criar o Fundo Periferia Empreendedora.

O fundo está fornecendo microcrédito de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 para empreendedores da periferia conseguirem passar pelos meses de crise, com 120 dias de carência, parcelamento em até 20 vezes e juros de 1% a.m. O objetivo é apoiar financeiramente micro empreendedores que têm dificuldade de acesso a crédito em organizações públicas e privadas tradicionais. Posteriormente, os juros recebidos serão revertidos para ampliar e fortalecer as ações destas três organizações no fomento ao empreendedorismo periférico.

Os empreendedores interessados devem fazer um cadastro no site da Firgun. Empresas e pessoas físicas interessadas em patrocinar o fundo, devem entrar em contato diretamente com as organizações realizadoras. A apresentação completa do fundo está disponível aqui.