O Hub de Crédito é uma plataforma que ajuda microempreendedores a procurar onde está o dinheiro para seu negócio; já são 10 mil visitas no site desde que foi lançado, em agosto de 2022

Toda virada de ano inspira boas reviravoltas, fôlego novo e mais impulso para trabalhar e alçar novos vôos profissionais. Para quem tem um microempreendimento, este também é um bom momento para rever um plano de negócio, revisitar os objetivos do negócio e buscar crédito para mais conquistas, seja comprar um equipamento novo, fazer reformas no espaço, ou contratar um ajudante. 

Mas onde encontrar microcrédito para que todos estes sonhos sejam realizados? Pensando nisso, a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto, em parceria com o projeto Ela Faz História, do Facebook, disponibilizam o HUB DE CRÉDITO — uma plataforma que conecta empreendedores que precisam de dinheiro, com bancos, fintechs e organizações financeiras que tenham linhas de crédito disponíveis. 

O objetivo é preparar os empreendedores para buscarem o microcrédito da melhor forma possível. E está dando muito certo: desde que foi lançado, em agosto de 2022, o Hub de Crédito já recebeu quase 10 mil visitas no site até hoje. 

Já são 239 empreendedoras e empreendedores cadastrados, vindos de 17 estados brasileiros, buscando saber onde tem crédito para capital de giro, compra de equipamentos, reformas e contratação de mão de obra.

Mais do que oportunidade, a plataforma também representa inclusão e empoderamento: mais de 80% das pessoas cadastradas são mulheres, a grande maioria pretas e pardas. 

 

ACESSE AQUI

 

Como funciona o Hub de Crédito?

Ao acessar o site do Hub de Crédito, a pessoa é convidada a responder um quiz com algumas perguntas essenciais para entender o perfil do empreendedor. Após uma análise, a plataforma apresenta um conjunto de organizações que podem atendê-lo, e faz o convite para que ele ou ela entrem para o grupo que está, naquele momento, buscando microcrédito através da Jornada Cutucada. As instituições financeiras que dispõem de linhas de crédito para este perfil de empreendedor, informal e MEI, também podem se cadastrar pelo próprio site. 

 

Jornada Cutucada

Na intenção de acompanhar os microempreendedores que ainda tem dúvidas ou não sabem ao certo como bater na porta das instituições financeiras em busca de dinheiro, o Hub criou uma Jornada Cutucada. O apoio da Aliança Empreendedora já deu suporte a 90 pessoas, garantindo, entre outras conquistas, o direcionamento ao microcrédito em banco parceiros, a formalização de empresas com abertura de CNPJ e a regularização de dívidas de microempreendedores que participaram da jornada, além de criação de planos de negócios.

 

Aprendizado constante

Até o momento, o valor pretendido das pessoas que se cadastraram no Hub de Crédito soma 1.7 milhões de reais. Mas mais do que a busca por microcrédito, quem se cadastra na plataforma também pode aprofundar seus conhecimentos sobre o crédito, com dicas sobre investimento em pequenos negócios e Educação Financeira, além de orientações e boas práticas para melhorar a pontuação na hora de buscar acesso ao crédito.

De maneira leve e didática, é possível aprender a analisar suas reais necessidades de empréstimo, se organizar financeiramente para isso, correr atrás do sonho procurando a opção mais adequada para seu perfil.

 

Microcrédito para empreendedores

O microcrédito para empreendedores é um empréstimo realizado por instituições financeiras destinado a micro, pequenas e médias empresas. Com juros baixos e condições mais flexíveis para pagamento, o microcrédito vem para auxiliar no crescimento de empreendedores em vulnerabilidade social, ajudando a reduzir o índice de pobreza no Brasil. 

Segundo a pesquisa realizada pelo Empreender 360, programa da Aliança Empreendedora e do Bank of America, apenas 1,3% dos empreendedores em vulnerabilidade social acessam qualquer modalidade de crédito formal e muitos desconhecem a existência de microcrédito e/ou não têm confiança em instituições financeiras tradicionais.