O fim de ano tem sido marcado por grandes conquistas para a Aliança Empreendedora. Além de receber o reconhecimento como uma das 100 Melhores ONGS do Brasil e o Prêmio de Melhor ONG do Brasil na categoria Geração de Renda, a organização também recebeu da Prefeitura do Rio de Janeiro o Selo da Diversidade Abdias do Nascimento.

Em uma cerimônia realizada no fim de novembro, no Theatro Municipal, na Cinelândia, foram premiadas 35 empresas e instituições que se destacam na promoção da diversidade e inclusão no mundo do trabalho. Entre elas, a Aliança Empreendedora, reconhecida pelo seu compromisso com a inclusão e redução das desigualdades.

A Aliança Empreendedora, nasceu em Curitiba, Paraná, em 2005, com a missão de capacitar e apoiar microempreendedores, sejam formais ou informais, em situação de vulnerabilidade econômica em todo o Brasil. Por meio de capacitação e apoio aos microempreendedores, contribui para a construção de um ecossistema empreendedor mais justo e igualitário. 

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Aliança Empreendedora tem um forte compromisso com a promoção da diversidade racial, social e inclusiva nos ambientes de trabalho. E nos últimos anos, tem potencializado este trabalho através Programa E360, uma iniciativa que se destaca por influenciar e atuar junto a governos interessados em tornar o ato de empreender mais acessível, justo e inclusivo. No Rio de Janeiro, por exemplo, a organização tem celebrado uma parceria com a Secretaria da Mulher do Município do Rio de Janeiro, para ações de capacitação e fomento ao empreendedorismo. 

 

Sobre o prêmio

O Selo da Diversidade Abdias do Nascimento, dividido nas categorias étnica, racial, religiosa, etária e de gênero, é uma homenagem a Abdias do Nascimento, que foi professor, ator, escritor e defensor dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. 

Para Sidnei Pereira, que integra a equipe do Programa Empreender 360, da Aliança Empreendedora, o reconhecimento reforça a importância do trabalho desempenhado pela Aliança Empreendedora. “É nossa forma de contribuir para a construção de um ecossistema empreendedor mais justo e igualitário, fortalecendo pessoas e territórios vulnerabilizados para o desenvolvimento de negócios e da economia local.”

A cerimônia também contou com a presença de Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda, que falou sobre a importância de incentivar organizações a adotarem políticas de inclusão, reconhecendo o trabalho daqueles que defendem e praticam a diversidade. “Com esse singelo prêmio, queremos reafirmar o compromisso da Prefeitura do Rio com a valorização e a promoção da diversidade racial, social e inclusiva nos nossos ambientes de trabalho”, comentou.