O curso Empreendedorismo na Assistência Social abrange a intersecção vital entre assistência social e empreendedorismo no Brasil, destacando a evolução legislativa, a importância da proteção social, a dinâmica do trabalho no nosso país e a atuação da Aliança Empreendedora. Promove a compreensão das complexidades que envolvem esses temas, desafia preconceitos e incentiva a construção conjunta de caminhos para a cidadania e protagonismo.

Nesse curso você irá encontrar:

Aula 1: Explorando a intersecção entre as políticas de assistência social e empreendedorismo no Brasil, destacando a evolução legislativa desde 1988. Enfatiza a autonomia dos usuários, conectando proteção social, benefícios e o PAIF ao empreendedorismo, fortalecendo territórios e promovendo a autonomia dos cidadãos.

Aula 2: Abordando a complexidade de ajudar quem mais precisa a encontrar emprego, destaca a importância da proteção social na construção de identidade. Saiba mais sobre o mundo do trabalho, que muda constantemente e vai além dos empregos formais, abraçando o empreendedorismo e explorando diversas formas de inserção econômica.

Aula 3: Aprofundando na dinâmica do trabalho no Brasil, destaca a influência da automação e ‘uberização’. Mostra a relevância dos microempreendedores individuais, especialmente nas favelas, e apresenta a diversidade de perfis presentes no Cadastro Único. Enfatiza a importância de políticas públicas inclusivas e do debate sobre elas, especialmente no empreendedorismo.

Aula 4: Desmistificando conceitos na assistência social para fortalecer o empreendedorismo, apresenta desafios relacionados ao preconceito e à dependência dos usuários aos benefícios. Aborda a complexidade da dívida social no Brasil onde não se pode resumir ao simples dilema ‘dar o peixe ou ensinar a pescar’, trazendo regras de proteção implementadas em 2023.

Aula 5: Apresentando a Aliança Empreendedora, uma organização que apoia microempreendedores em vulnerabilidade desde 2005. Introduz o Programa Líderes, um  programa de voluntariado que promove a educação empreendedora inclusiva. Busca voluntários apaixonados por empreendedorismo, oferecendo formação em metodologias como Cineclube e Mentoria Coletiva para transformar vidas e comunidades.