Com a participação de mais de 50 pessoas, o Empreender 360 promoveu, no dia 1º de outubro, o 2º Workshop sobre Informalidade e MEI. Para a organização do evento, a formação trouxe novas percepções sobre a importância do tema, e reforçou, para o ecossistema empreendedor, a necessidade de propor medidas reais e práticas para os problemas enfrentados.

A questão da informalidade no Brasil vem sendo tratada pelo programa Empreender 360 e rede desde o primeiro semestre por conta do cenário atual e seus desafios. O que acontece é que a política do MEI foi criada a partir de uma necessidade de promoção do empreendedorismo, regularização da informalidade e inclusão previdenciária da população mais vulnerável e, desde então, atraiu muitos brasileiros para essa modalidade jurídica – que em 2021 já passou dos 11 milhões. A questão é que pandemia agravou uma realidade que já mostrava um desvio do propósito dessa política pública.

Com a pandemia houve queda nos empreendimentos estabelecidos – negócios com mais de três anos e meio de existência -, passando de 16,2% em 2019 para 8,2% no ano de 2020. Do outro lado da balança, ocorreu um aumento acentuado entre as pessoas que iniciaram um negócio: o índice passou de 8,1% para 10,2% (IBPQ 2021). O resultado disso tudo é que a quantidade de pessoas trabalhando na informalidade em 2021, ou seja, sem carteira assinada ou CNPJ, é de 24,8 milhões – um recorde com altas de 4,2% (mais 1 milhão de pessoas) comparado ao trimestre anterior. A crise sanitária e econômica contribuiu para a taxa de informalidade do Brasil que foi de 40,6% da população ocupada.

No primeiro workshop sobre o tema, realizado em maio deste ano, as possíveis causas para essa questão e suas soluções foram levantadas pelo grupo formado por empreendedores, organizações de apoio ao microempreendedor, setor público e privado. Após avanços nessa estratégia envolvendo pesquisas e escuta, alguns pontos foram detalhados e um pacote de melhorias e novas medidas começou a ser formado. Esse conjunto de informações e possíveis caminhos foi validado e complementado no início desse mês. Em breve tem mais novidade! O Empreender 360 lançará um material completo sobre informalidade e MEI, com as discussões e medidas propostas durante as duas edições do evento.

Fique atento aos movimentos dessa caminhada por aqui e pela news do programa!