A primeira edição da Conferência Ethos 360° em Recife já tem dia e hora marcada: 15 de outubro, a partir das 9 horas. Empresas, academia, especialistas e sociedade civil são convidados a participar das 20 atividades que irão dialogar, em três palcos simultâneos, sobre negócios sustentáveis e inclusivos, democracia, descarbonização da economia e erradicação das desigualdades e pobreza, entre outros assuntos que integram a Agenda 2030 e o Acordo Climático.

Por que Recife?

A economia do Nordeste cresce a metade da média do país e o mercado de trabalho local gera menos oportunidades, principalmente no interior. Estas são algumas das características que denotam a necessidade de reflexões acerca das demandas da região. Além de questões históricas determinantes para uma agenda de desenvolvimento sustentável, como: pobreza, sobretudo no interior; desertificação e agravamentos das mudanças do clima; violência no campo, desigualdade de gênero e etc.

Pernambuco já foi reconhecida como locomotiva do Brasil, perdeu fôlego nos últimos anos, comprometendo os investimentos públicos e a renda das famílias. As restrições fiscais e a diminuição da proteção social, impostas pelo governo federal, impactam ainda mais as periferias dos estados nordestinos e o semiárido.

No entanto, a região conta com indústrias modernas, polo tecnológico e centros de excelência, investimentos em infraestrutura e na energia dos ventos, exploração do gás natural e petróleo, ações que podem contribuir com mais dinamismo na economia da região como um todo.

Terra rica e culturalmente diversificada, a região nordeste pode aproveitar a diversificação, sustentabilidade, inclusão e a relação com a economia local para apoiar mais fortemente o desenvolvimento industrial, social, humano e ambiental da região. Modelos locais, emergentes, integração das tecnologias e mudanças culturais podem ajudar o Nordeste a dar um salto de inovação e ser exemplo para o país.

Considerada a Veneza Brasileira, a capital pernambucana também vive sob os impactos da crise econômica no Brasil. Neste sentido, a edição da Conferência Ethos 360° promoverá diálogos tendo como mote a análise sobre como o Nordeste poderá se destacar na trajetória de mobilização de uma infraestrutura para os modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos, do semiárido às costas, enfrentando a desaceleração e a face cruel na nossa crise que se volta também contra a democracia.

Como empreenderemos sob uma ótica plural de oportunidades, integração de mercados e retomada da credibilidade e investimentos? Esse é apenas um dos questionamentos para o qual a Conferência Ethos irá dialogar em busca de endereçar possíveis caminhos. Acesse https://www.conferenciaethos.org/recife para inscrições e mais informações.