O Programa Empreenda Santander 2019 em sua convocatória “Universidade e Microempreendedor” teve por objetivo identificar projetos de universidades com capacidade de apoiar as histórias e os desafios enfrentados por microempreendedores das regiões do Nordeste e dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, atendidos pelo Prospera Santander Microcrédito. Como parte integrante do programa em sua segunda fase, 10 projetos foram selecionados e, de cada projeto, dois de seus integrantes foram capacitados na Metodologia “Vai ou Racha”, da Aliança Empreendedora. Posteriormente, a metodologia (ou parte dela) foi aplicada na capacitação dos microempreendedores selecionados pelo programa.

Mais que concorrer a um prêmio, o programa constituiu uma ótima oportunidade da academia ir ao mercado e responder ao desafio de ajudar os microempreendedores a resolverem alguns de seus problemas, todos bem reais, mas nem sempre encontrados nos livros de negócio, nem nas pesquisas realizadas na academia.

 

A Capacitação

A capacitação dos empreendedores foi desenvolvida em três semanas intensas, com 9 encontros de 3h de duração cada (27h no total), e mais um punhado de horas investidas na preparação de cada um desses encontros. Diferentemente da sala de aula, a capacitação não partiu de um conjunto de conteúdos pré-concebidos. Ela foi estruturada a partir dos problemas apontados pelo grupo de empreendedores capacitados, oferecendo conteúdo específico que possibilitasse ao próprio grupo conhecer melhor, refletir sobre o assunto e então buscar as melhores soluções a serem implantadas. E não ficou por aí… os empreendedores foram desafiados a implantarem algumas das soluções que emergiram no treinamento e a reportarem os resultados obtidos a cada encontro realizado. A natureza participativa e vivencial da metodologia empregada nos encontros mostrou que é possível uma nova forma de enxergar a educação empreendedora, a partir do protagonismo do próprio empreendedor.

 

Benefícios do Programa 

Mas, com tanto trabalho, o que nós, professores, ganhamos de fato com a participação no programa? A primeira e mais enriquecedora recompensa é, sem dúvida, o aprendizado advindo do contato com empreendedores e suas dificuldades. E não foram quaisquer empreendedores, mas justamente aqueles que estão fora dos exemplos dos livros, dos holofotes da mídia e das universidades. E que, apesar disso, mantêm o espírito empreendedor em alta, travando uma batalha no dia a dia de seus negócios. E que obtêm sucesso, apesar das várias circunstâncias contrárias. Pessoas com histórias de vida fantásticas, inspiradoras, que nos fazem perceber a importância do compartilhamento dos saberes técnicos e nos deixam felizes por poder contribuir para formar pessoas e empreendimentos melhores.

Um outro ganho, também bastante  significativo, foi o conhecimento advindo da capacitação recebida da Aliança Empreendedora. Mesmo em meu caso, que estou no mercado empresarial e ensino empreendedorismo há mais de 20 anos, a capacitação agregou conhecimento e permitiu a reflexão sobre a prática da sala de aula de empreendedorismo, o que é sempre muito bom. E mais, permitiu o network com outros professores da área, proporcionando ainda mais conhecimento, feedback sobre meu trabalho e inspiração pelo trabalho deles, além da possibilidade de parcerias em futuros projetos.

O engajamento dos alunos no processo também pode ser citado como um ganho da maior importância. Em nosso caso, um aluno do Curso de Sistemas de Informação recebeu a capacitação da Aliança Empreendedora e participou ativamente da capacitação aos empreendedores selecionados pelo Prospera Santander Microcrédito. Isto trouxe ao aluno aprendizado, experiência e um potencial para inspirar outros jovens alunos para o empreendedorismo.

O reconhecimento dentro e fora da instituição é um ganho que, apenas após o processo todo, pode ser percebido em toda a sua dimensão. É incrível como você pode trabalhar com afinco, de forma eficiente e silenciosa, mas apenas quando você submete e aprova projetos em outras instituições é que seu trabalho se torna conhecido (e reconhecido) dentro da sua própria instituição. Além disso, a própria instituição sente-se reconhecida… em nosso caso, por exemplo, O Centro Universitário Cesmac foi a única instituição do estado a ser selecionada na segunda etapa do programa.

E por último, mas não menos importante, a participação no programa trouxe um profundo sentimento de satisfação com o resultado reportado pelos empreendedores. Além dos feedbacks positivos a cada encontro e dos relatos de progresso com a implantação das soluções, o grupo, ao realizar a avaliação final da capacitação recebida, explicitou a satisfação com todos os pontos elencados. Dessa forma, devo concluir que a academia foi ao mercado e gostou. E o melhor, foi correspondida.