Quem sabe um dia essa seja a economia preponderante; que pensa no meio ambiente, que pensa nas pessoas, que pensa na justiça social“. A fala da diretora de projetos na Secretaria Nacional de Economia Popular do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Renata Pinheiro Studart, em conversa com a equipe da Aliança Empreendedora, condensa o desejo e os esforços de várias lideranças que passaram pelo 6º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo em dar à essa pauta a mesma relevância dentro das políticas públicas que ela já tem como força produtiva para o país.  

Realizado nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília, pela Aliança Empreendedora por meio do Programa Empreender 360, o Fórum reuniu tanto lideranças do poder público relacionadas com a Inclusão Produtiva, como representantes do setor privado, organizações sociais de base e os próprios microempreendedores. 

No vídeo com o resumo do Fórum, e que você pode conferir no perfil da Aliança Empreendedora no YouTube, o gerente nacional de Finanças Sustentáveis e Bancarização da Caixa Econômica Federal, Morenno de Macedo, chamou atenção para a influência que o trabalho conjunto do setor público, privado e terceiro setor tem para acelerar o microempreendedorismo no país.  

“É justamente neste tipo de ambiente que conseguimos, a várias mãos, fazer chegar o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil”, disse Macedo. E as conexões entre o trabalho e conhecimento dessas lideranças com quem está na ponta do trabalho segue sendo um dos principais objetivos do Empreender 360. 

 

 

Melhores condições de vida e de trabalho  

Durante o evento, foram destacados desafios como acesso ao crédito, falta de infraestrutura e ausência de políticas customizadas, que dificultam o desenvolvimento sustentável do empreendedorismo, em especial em regiões remotas, como na Amazônia, onde a falta de infraestrutura básica, como melhorias em energia elétrica, logística e transportes públicos, são obstáculos não só para a vida dessas populações, como também para o trabalho.  

Ao todo, mais de 300 pessoas passaram pelo 6º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, entre autoridades, gestores públicos, lideranças no tema e delegações. O documento final do Fórum, com a relatoria detalhada de todos os painéis e discussões, está disponível neste link: 

 

ACESSE O RELATÓRIO FINAL 

 

Eventos estratégicos 

O Fórum ainda teve a participação de aproximadamente 100 pessoas em seis Grupos de Trabalho (GTs) que discutiram temas como economia de impacto, revisão da política ProJovem, inovação e tecnologia, construção da Rede Nacional de Inclusão Produtiva, melhorias no ProCred e empreendedorismo negro em diferentes Ministérios em Brasília. Esses encontros geraram relatórios de apoio para políticas públicas.  

Chamados de “Delegação do Fórum E360”, os participantes formaram um grupo relacionado ao ecossistema da inclusão produtiva focado em discutir pautas e políticas junto aos representantes do Governo Federal. Esse grupo tinha diversidade de estados e atuações: eram organizações sociais de base, empresas, microempreendedores, instituições de ensino e pesquisa, Sistema S e representantes da gestão pública Municipal e Estadual. 

 

ACESSE O RELATÓRIO DOS EVENTOS ESTRATÉGICOS 

 

Sobre o Fórum  

O Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo é um evento realizado pelo Programa Empreender 360 e reúne líderes de institutos, fundações, empresas e organizações sociais, autoridades do Governo Federal, gestores públicos Estaduais e Municipais, e micro e pequenos empreendedores de todo o país, para discutir formas de alavancar o empreendedorismo de base.  

Ele ocorre desde 2017 e tem o objetivo de reunir os principais atores do ecossistema de apoio ao microempreendedor brasileiro para discutir os desafios e gerar soluções que tragam impacto para os microempreendedores, principalmente aqueles na base da pirâmide. 

O 6º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo realizado em junho de 2024 teve o apoio Institucional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, do G20 Social e patrocínio do Bank of America, Instituto Assaí, Caixa e Governo Federal, Fundação Arymax, Coca-Cola Brasil e Meta. 

 

Objetivos do Fórum em 2024 

  • Dar visibilidade ao trabalho de influência gerado ao longo do último ano em ministérios e secretarias do governo federal (Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, Ministério da Micro e Pequena Empresa – MEMPE); 
  • Fazer novas conexões pela pauta do empreendedorismo de base e inspirar novos atores; 
  • Trabalhar com a perspectiva do nosso público principal os desafios atuais e urgentes (economia verde, diversidade e inclusão, assistência social);  
  • Promover conexões entre os atores do ecossistema do empreendedorismo de base; 
  • Dar acesso e voz para diferentes representatividades do ecossistema. 

(microempreendedores / organizações sociais / prefeituras).  

 

Confira fotos da edição 2024 aqui